Ética e Conduta

INTRODUÇÃO

O nosso CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA OMEGA SERVICE, contempla os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações da empresa com os seus diferentes públicos – clientes, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, e todos deverão cumprir com todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Este documento visa formalizar o compromisso ético da OMEGA SERVICE no exercício de sua Missão e Valores e suas expectativas quanto às relações com seus parceiros, facilitando a tomada de decisão nos diversos níveis de seu processo de gestão.

A adesão e o cumprimento dos Princípios e Diretrizes aqui estabelecidos, são condições essenciais para a atuação na empresa e a não observância do Código de Ética e de Conduta da OMEGA SERVICE, sujeitará à aplicação das punições previstas nas normas internas da empresa e na legislação brasileira, podendo, inclusive, levar a rescisão do contrato de trabalho.

DIREITOS HUMANOS

Nós compartilhamos e respeitamos os direitos humanos em nossas atividades, em conformidade com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Nesse sentido, buscamos estabelecer relação comercial com fornecedores que compartilhem dos
nossos princípios e valores e que respeitem os direitos humanos.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

— Artigo 1º Declaração Universal dos Direitos do Homem

PRECONCEITO

Valorizamos a diversidade nas relações de trabalho. Portanto, a todos deve ser dado tratamento respeitoso, cordial e justo, independentemente do cargo ou da função que ocupem.

Todo trabalhador tem direito constitucional de trabalhar em um ambiente livre de discriminação e preconceitos de qualquer natureza, sejam eles de raça, religião, faixa etária, sexo, convicção política, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, condição física ou quaisquer outros.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

Propocionamos condições dignas de trabalho: carga horária, remuneração e benefícios, saúde e segurança, respeitando a legislação trabalhista brasileira.

TRABALHO INFANTIL OU CONDIÇÕES ANALÓGA À ESCRAVIDÃO

Não aceitamos, tanto dentro da empresa quanto com fornecedores e parceiros de negócios, trabalho em condição análoga à escravidão, bem como uso de mão de obra infantil.

A empresa adota as diretrizes da lei da aprendizagem visando atender a demanda de trabalho dos jovens, com isso, a empresa fomenta o mercado de trabalho com a criação de novos empregos, garatindo o rendimento escolar dos aprendizes.

ASSÉDIO E ABUSO DE PODER

Não admitimos assédios, tais como: sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza. Nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre empregados, independentemente de seu nível hierárquico.

Assume o compromisso de apurar e enfrentar situações de inequidade, humilhação, exposição ao ridículo, intimidação, hostilidade e constrangimento, em consequência de cor, raça, sexo, origem étnica, língua, idade, condição econômica, nacionalidade,
naturalidade, condição física, mental ou psíquica, parentesco, religião, orientação sexual, ideologia sindical ou posicionamento político.

A OMEGA SERVICE compromete-se a impedir que privilégios se associem a categorias funcionais específicas, em razão de suas diferenças.

DROGAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS

Temos a consciência de que o tabagismo, o alcoolismo e o consumo de drogas ilícitas, produz efeitos danosos
à saúde e à segurança, interferindo na produtividade e na eficiencia do trabalho e comprometendo os desempenhos profissionais da empresa.

Assim, adotamos as seguintes diretrizes, orientada aos seus funcionários, para garantir o cumprimento de sua política:

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Segurança e saúde são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho sadio e produtivo, garantindo a integridade física e emocional dos nossos colaboradores. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento
humano como fator primordial para o sucesso da organização.


A OMEGA SERVICE SE compromete a proporcionar condições seguras de trabalho e a promover iniciativas
educacionais que ampliem a percepção e a sensibilidade de todos os profissionais em relação à SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.


Todos os profissionais que atuam na OMEGA SERVICE têm a responsabilidade de conhecer as normas internas de segurança, de usar corretamente os equipamentos de proteção e de demonstrar permanente atitude de prevenção contra acidentes.


Constitui dever de cada um dos profissionais da OMEGA SERVICE, a comunicação de condições inseguras, desrespeito às regras de segurança ou situações que possam colocar em risco a vida de qualquer pessoa.


Nenhum profissional da OMEGA SERVICE pode infringir as normas de Segurança do Trabalho.


Todos devem estar comprometidos com as questões de segurança.

MEIO AMBIENTE

Preocupada com as questões ambientais e seu impacto na vida da comunidade, a OMEGA SERVICE desenvolve
práticas sustentáveis de preservação do meio ambiente para futuras gerações, orientada pelos seguintes princípios:

O empregado deve se familiarizar com as políticas, os procedimentos e as práticas de saúde, segurança e meio ambiente e cumpri-los rigorosamente.

ATITUDE ÉTICA

O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos da empresa. Aderir aos padrões éticos, respeitar os direitos e a dignidade de todos com quem mantêm relações comerciais, não aceitar benefícios ilícitos nem oferecê-los a terceiros.

Respeitar os direitos e a dignidade de outras pessoas seja eles clientes, colegas de trabalho, fornecedores, concorrentes, faz parte do bom senso e não requer explicações adicionais.

O fato essencial é que ser ético significa, muitas vezes, renunciar a oportunidades de obter dinheiro, status e benefícios. Se os seus princípios e valores estiverem ajustados, a decisão petica será sempre a correta.

ÉTICA EMPRESARIAL

A OMEGA SERVICE age em conformidade com seus princípios morais e conduz seu o seu negócio de forma ética.

Repudiamos a propina e outras práticas de concorrência desleal.

Condenamos a veiculação de informações inverídicas.

Renunciamos a toda e qualquer forma de corrupção, extorsão e propina, em todos os níveis.

Garantimos que os pagamentos, presentes ou outros compromissos com clientes, funcionários do governo e qualquer outra parte estejam em conformidade com as leis antissuborno aplicáveis.

Proteger todas as informações confidenciais fornecidas pela OMEGA SERVICE e pelos nossos respectivos parceiros de negócios.

Em situações de conflito, assumir posição aberta à negociação e ao entendimento.

VIGÊNCIA

O Código de Ética e de Conduta da OMEGA SERVICE foi aprovado pela Diretoria Executiva da empresa, passando a vigorar a partir da
data de sua publicação.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DISPONÍVEL NOS QUADROS DE GESTÃO À VISTA DA EMPRESA
– ANEXO DE CONTRATOS OMEGA – APRESENTADO AOS COLABORADORES NO PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DA
EMPRESA.

Publicado em janeiro de 2010.
Revisão geral e republicação do documento, outubro de 2021.